5 Dicas para se dar bem na hora de entregar o currículo
- Rodrigo Ribeiro
- 23 de fev. de 2017
- 3 min de leitura

Desde a minha adolescência, já fui aprendendo que o mercado de trabalho é competitivo. As oportunidades para garantir o tão sonhado emprego dependiam tão somente do meu desempenho na hora em que eu fosse procurá-las. Após muitos currículos entregues (uns garantindo uma participação no processo seletivo e outros não), separei algumas dicas que acredito que ajudará quem está tentando encontrar um emprego. Vale ressaltar que essas dicas não tem nada a ver com a forma de elaborar o currículo e sim como entregá-lo.
1) Vasculhe suas redes sociais: As empresas estão muito desconfiadas na hora de recrutar alguém para trabalhar. Insubordinação, descomprometimento e alta rotatividade de funcionários são uns dos motivos que tem levado equipes de recursos humanos a analisarem o perfil dos candidatos nas redes sociais. Não se espante se eu lhe afirmar que esse é um pré-requisito que as empresas adotam para selecionar seus candidatos. Sabendo disso, resta perguntar: "Que tipos de coisas poderiam prejudicar a imagem de uma pessoa nas redes sociais?". Algumas das coisas são: fotos com bebida alcoólica, fumando ou fazendo gesto obsceno, linguagens obscenas, erros de português, discussões nas redes, desabafos e uma série de outras coisas que nosso bom senso julga e considera negativo para a nossa imagem (que fique claro que a questão aqui não é criticar os hábitos em si, mas a forma como eles são expostos, que prejudica o marketing pessoal).
2) Não entregue currículo como se estivesse passeando: Quando eu trabalhei por cerca de três anos no comércio, o que eu mais via era gente dando o tiro no próprio pé na hora de entregar o currículo. Meninos iam de bermuda e de camisa regata, mulheres, de shorts. Era óbvio que a única reação do cliente seria pegar o currículo e colocar na enorme pasta dos eliminados (Lembrando que cada um é livre para entregar o currículo do jeito que quiser e a empresa, assegurada pelas leis, pode criar os requisitos que quiser para recrutar seus candidatos para o processo seletivo, até mesmo o traje com que o candidato usa),
3) Um sorriso abre portas: Quando saímos para entregar currículo, a ansiedade toma conta da gente. Sem perceber, esboçamos por meio da nossa face, expressões de tristeza, preocupação, nervosismo e angústia. Tem uma frase de Aaron Burns que diz: "Você não tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão". O que o balconista da loja quer ver na hora que você for entregar o currículo, é pelo menos um sorriso. Se seu semblante for apático, pode desconfiar com razão que seu currículo irá parar na pasta dos eliminados.
4) Uma conversa gera oportunidades: Se você conseguir entrar com um sorriso na empresa em que for entregar currículo, já abriu uma porta. Se gerar uma conversa com alguém da empresa, com certeza aumenta as oportunidades de você participar de um processo seletivo. Mas cuidado com os assuntos que você for puxar. Evite falar de politica, religião, futebol etc. Esses temas geram discussão e, para uma primeira boa impressão que você precisa causar, pode correr o risco de ser mal interpretado. Puxe assunto comentando sobre o tempo. Esse é certeiro.
5) Você não tem concorrentes: Se você entrar em um estabelecimento e lá ver que tem uma outra pessoa entregando o currículo, não gere sentimento de competitividade. Por mais que ela exista, deixe-a para que a empresa decida quem escolher. Sempre aja com generosidade e empatia. Assim como você, o outro está passando por dificuldades e esperando pela oportunidade de ser empregado e garantir uma renda extra que ajudará a sua família.
Para concluir, Max Gehringer, grande administrador de empresas, certa vez, citou uma frase impactante para a minha vida, numa reportagem sobre marketing pessoal no programa de televisão "Fantástico", exibido na Rede Globo:
" Se você você fez um bom trabalho e mesmo assim a empresa não te chamou, não é porque você não serve para a empresa; é porque a empresa não serve para você".
Saia da zona de conforto. Corra atrás da oportunidade que você necessita. Faça um bom trabalho e espere confiante que a sua hora vai chegar!
Comments