top of page

Seis tipos de vendedores

  • Rodrigo Ribeiro
  • 20 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Neste artigo falaremos sobre os diversos tipos de vendedores. Veremos os principais perfis que encontramos quando entramos numa loja, recebemos na porta de casa ou nos aborda pelo telefone. Meu objetivo principal é mostrar como eles agem e quais são os resultados que eles esperam de acordo com suas atitudes. Para distinguir um do outro, apelidá-los-ei.

O primeiro vendedor é o "Whatsapp". Esse não precisa de muita explicação. É aquele que está na vez de atender o cliente mas, sem constrangimento algum, fica na frente dele teclando no smartphone. Ele até aborda o cliente que está interessado em comprar, porém divide a atenção com a tela touch do seu celular.

Tem também o vendedor "prosa". Esse é um pouco parecido com o anterior, a diferença é que sua distração é a conversa com o colega de trabalho. Quando o cliente entra na loja, a impressão que passa que ele está atrapalhando os vendedores de colocarem o papo em dia, fofocarem e se motivarem para aguentar ficar no local de trabalho até o fim do expediente.

Além desses tem o vendedor "invisível". Esse tem o super poder do gerente ver ele só na hora de picar o cartão nos horários de entrada, saída e intervalo. Você não encontra ele na frente da loja, sequer nos corredores. O ponto fraco desse vendedor é existem alguns lugares que ele perde seu poder de invisibilidade que são na cozinha, na área de descanso e no banheiro.

Tem o vendedor "paz e amor". É aquele que não gosta de negociar com o cliente. Ele até fica na frente da loja, cumpre suas obrigações, mas tem dificuldades em atingir metas. Ele gosta de tratar bem os clientes, mas na hora que ele tem que usar técnicas de venda e persuasão, acaba cedendo e não as fecha. Seu excesso de simpatia e cordialidade abre espaço para o cliente ir embora sem efetuar a compra.

O penúltimo é o vendedor "pegador", que além de pegador é pegajoso. Ele parte pra cima, sem dó. Xaveca seus clientes até o último momento e não deixa o mesmo sair da loja sem comprar pelo menos um lápis. Para o gerente, ele é o cara. Acontece que, dificilmente o cliente volta para a loja e irá querer ser atendido por ele novamente.

Por último, tem o vendedor "amigo". Esse antes de querer vender, faz amizade com o cliente. Ele busca estreitar laços antes que pensar na comissão. Busca ouvir o cliente, conhecer a sua vida, suas reais necessidades. Diferente do vendedor paz e amor, ele participa da conversa, briga se for necessário, para explicar ao cliente as vantagens de tal produto ou serviço que ele busca, não porque isso aumentará sua renda, mas porque por estar tão envolvido com o seu cliente amigo, já consegue orientar sobre o que é melhor para ele.

Tem muitos outros tipos de vendedores. Me limitei a esses exemplos porque acredito que são os mais comuns de encontrar. Em breve farei um outro artigo, falando dos tipos de gerentes que existem. Como é o seu? Aguarde e veja dentre os que mostraremos, se o seu parece com algum.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page